TAEKWONDO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E agora venham eles!

Ir para baixo

E agora venham eles! Empty E agora venham eles!

Mensagem  brunorvs Qui Jan 31, 2008 1:40 am

Em 1990 o taekwondo, a única arte marcial com estatuto olímpico, ganhou um praticante que é hoje campeão nacional e acaba de garantir o apuramento para Pequim porque... era mais barato do que o karaté.

Assim mesmo. Pedro Póvoa, é dele que se fala, sonhava quase desde o berço com a prática de um desporto desta área, influenciado pelos filmes e desenhos animados do Bruce Lee e do Shaolin, entre outros. Queria o karaté, o pai encaminhou-o para o taekwondo, mais em conta. O destino do jovem portuense foi a ACM (Associação Cristã da Mocidade), onde chegou com 10 anos e com pressa de combater.

Mas havia que não queimar etapas e, por isso, teve de contentar-se com o treino e com a aprendizagem da muito própria filosofia deste desporto. Não teve, por isso, outro remédio senão o de praticar na rua - "sou da Ribeira", diz, como que a justificar -, onde dava e levava mas onde percebia também que o taekwondo começava a ter efeitos positivos na criança explosiva que era até então - "fiquei mais pacífico depois de começar a praticar", esclarece.

Ao cabo de cinco anos de "trabalho invisível" Pedro, então com 15, estava pronto para dar o salto que iria mudar a sua vida. O destino foi a Associação de Taekwondo do Minho, onde encontraria mestre Joaquim Peixoto. Estava formada uma dupla com capacidade para ser uma das melhores também a nível europeu, mundial ou... olímpico.

O talento era muito, a vontade de competir mais ainda, mas nem assim pode deixar de considerar-se surpreendente o que aconteceu a seguir. Pedro teve o seu primeiro torneio "a sério", um regional, e ganhou. O passo seguinte foi o campeonato nacional, onde, ainda com 15 anos, o miúdo perdia com Paulo Reis - "um grande atleta, infelizmente já falecido" -, ao cabo de um empate decidido pelos juízes a favor do mais experiente. Foi... a única derrota de Pedro Póvoa a nível nacional! Passaram 12 anos, e o portuense não mais perdeu. Como juvenil, foi campeão nacional de juniores e seniores, os primeiros de uma colecção de títulos aos quais já perdeu a conta, porque o futuro é já ali e é esse que Pedro Póvoa se prepara agora para escrever. Em mandarim...

http://www.ojogo.pt/23-342/artigo686161.asp
brunorvs
brunorvs

Mensagens : 111
Data de inscrição : 13/10/2007
Idade : 47
Localização : Póvoa de Santa Iria

https://taekwondo4all.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos