TAEKWONDO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TAEKWONDO ou TAE KWON DO ou TAEKWON-DO

2 participantes

Ir para baixo

TAEKWONDO ou TAE KWON DO ou TAEKWON-DO Empty TAEKWONDO ou TAE KWON DO ou TAEKWON-DO

Mensagem  broda Qua Out 24, 2007 5:38 am

viva,
o que trago neste post seria um link deveria estar nos links mas ele responde à pergunta:
- como e que escrevo taekwondo? separo, ponho taekwon do? ou tae kwon do?

Bom ao verem o link vao encontrar informação muito interessante sobre história a qual é anterior ao taekwondo. Devido aos caracteres coreanos (Hangul) terem vários significados existiu desde sempre uma confusao em relação ao seu significado.

Sendo assim e após ter cruzado informação com vários sites, o link que deixo no fim é o que penso ser algo bastante esclarecedor e muito fiel.

Todos sabemos que existiram os jovens soldados de silla os quais unificaram os três reinos da Coreia. Sendo eles quem trouxeram uma forma de combate que mais tarde foi adaptado e chamado TaekWonDo. Até aqui tudo bem, mas é apartir de aqui que queria partilhar o conhecimento que adquiri.

Estes soldados eram compostos por duas classes sociais:
- hwarang (homens flôr) - jovens exclusivamente da corte
- rangdo (camaradas) - jovens plebes

juntos lutaram lado a lado sendo com o tempo e com a dificuldade de distinção em batalha chamados de guerreiros hwarang, isto é, sem a distinção de serem rangdo(plebe). Aínda assim com o tempo e para denominar o grupo de soldados foram chamados de hwarangdo onde quando escrito tudo pegado significa "grupo de homens flor". Isto é, DO, tem vários significados, pode signicar "a via"(filosoficamente) ou por exemplo "grupo de". Sendo assim, tendo em conta que taekwondo é também escrito com a gramática de hangul podemos dizer que desta forma será " grupo que utiliza as pernas voadores e murros esmagadores ". Esta é a definição de grupo de soldados ou praticantes que partilham a mesma arte a das "pernas voadoras e murro esmagador".
Por outro lado escrito da forma TAEKWON-DO ou TAE KWON DO será a via das pernas voadoras e murros esmagadoras, sendo esta a vertente mais filosófica e que normalmente nos referimos.

Só para acabar achei muito interessante algo que encontrei aqui sobre os guerreiros hwarangdo(hwarang + rangdo) que é o facto de eles terem um estilo de luta o qual NÃO TEM NADA A HAVER COM O hwa rang do (arte marcial). Esta arte que falei foi fundada pelo Dr. Joo Bang Lee em 1960. Onde mais uma vez a pronuncia e os vários significados para os mesmos simbolos levam muitos a crer que é a mesma coisa. Mas não trata-se também de uma adaptação.

Este artigo pode não interessar ao mais desprevenido e fiel ao desporto, mas saber as nossas raizes e o que nos deu origem foi sempre a pesquisa e a dúvida insaciável do homem. Por isso boa leitura e obrigado por terem lido, deixando me assim partilhar isto convosco.

link:
http://www.hwarangdo.it/eng/HomeIndex.htm

Cumprimentos,
Bruno Roda.
broda
broda

Mensagens : 100
Data de inscrição : 13/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

TAEKWONDO ou TAE KWON DO ou TAEKWON-DO Empty Re: TAEKWONDO ou TAE KWON DO ou TAEKWON-DO

Mensagem  brunorvs Qua Out 24, 2007 8:06 am

Bom Post gostei muito, gandas malucos que esses gajos eram
brunorvs
brunorvs

Mensagens : 111
Data de inscrição : 13/10/2007
Idade : 47
Localização : Póvoa de Santa Iria

https://taekwondo4all.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos